26 de julho de 2010

Nova Lei de Portos espanhola já foi aprovada

O Congresso espanhol aprovou na passada quarta-feira, por unanimidade e em definitivo, a nova lei sobre os portos que irá substituir a legislação em vigor desde 1 de Janeiro de 2004. O ministro dos Transportes espanhol, José Blanco López comentou tratar-se de uma lei pela qual "os portos espanhóis possam desenvolver o seu pleno contributo para o comércio e os transportes marítimos contribuindo para a recuperação económica" e que "os recompensa de uma boa gestão e os incentiva a desenvolver boas práticas ambientais e promover a plena integração dos portos no sistema de transportes."

Blanco destacou que a lei concede maior autonomia financeira e maior autonomia de gestão e controle de políticas económicas e financeiras com base na racionalidade e equilíbrio.
Em particular , a nova lei atribui aos portos autonomia tarifária, permitindo à Autoridade Portuária definir as suas próprias taxas, como a maioria dos portos europeus, com o objectivo de assegurar a viabilidade financeira. Por seu turno, o sistema portuário
assume o compromisso de alcançar uma rentabilidad anual de 2,5%, que deve garantir a sua viabilidade económica e financeira.
Em termos de portos privados , a nova lei visa assegurar que a iniciativa privada desenvolva atividades relacionadas com o transporte e logística, manter o acesso livre aos serviços portuários, e assegurar condições de concorrência.
O sistema portuário espanhol gera mais de 35 mil empregos diretos e 110.000 indiretos. e gera 20 % do produto interno bruto do sector dos transportes e 1,1% do produto interno bruto de Espanha.

Sem comentários: