10 de março de 2012

Transporte de contentores irá voltar aos lucros em 2012, dizem analistas

Contrariamente ao esperado, os aumentos de carga no comércio Ásia-Europa para o mês de março indiciam uma forte possibilidade do transporte de contentores voltar aos lucros este ano.Depois das linhas de navegação terem reportado enormes perdas financeiras no ano passado, originadas por custos crescentes e uma procura moderado no tráfego leste-oeste, parecia suicídio a introdução de aumentos das taxas nas principais rotas de comércio (Asia-Europe), decretadas pela generalidades das companhias transportadoras.
Analistas, carregadores, transitários e integrantes da indústria, todos expressaram dúvidas quanto aos argumentos usados para justificar os aumentos das taxas.
Na melhor das hipóteses muitos pensaram que as linhas propusessem um aumento de algumas centenas de dólares, mas certamente nada próximo aos 700 dólares por TEU, e mais, que muitas das linhas estavam dispostas a cobrar. A isto acrescente-se a confissão da Maersk Line, que previu que continuará a perder dinheiro em 2012.Mas agora, de acordo com os dados mais recentes das taxas de frete, parece que os aumentos das taxas foram bem sucedidos. E até mesmo os analistas da indústria, que tinham sido céticos na sua maioria, foram convertidos em crentes...
O World Container Index reflete um aumento das taxas na rota Ásia-Europa de114 por cento (1.276 dólares por FEU em 23 de fevereiro e 2732 dólares por FEU em 1 de Março). 
Fonte: cargo

Sem comentários: