20 de março de 2012

Governo quer aumentar competitividade dos portos portugueses

O Secretário de Estado dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações, Sérgio Monteiro, afirmou hoje (19-03-2012) em Setúbal que o governo pretende aumentar a competitividade dos portos portugueses através da revisão do regime de trabalho portuário e da remuneração das concessões. "Quero sublinhar a vontade do governo de reduzir a fatura portuária, não só com a revisão do regime do trabalho portuário - que é uma obrigação inscrita no memorando de entendimento -, em, diálogo com as organizações representativas dos trabalhadores, mas também através das administrações portuárias e do esquema de remuneração das concessões", disse. "Procuraremos dar o sinal desse acréscimo de competitividade e redução de custos, que queremos passar para benefício da economia e criação de postos de trabalho", acrescentou.

Sérgio Monteiro falava aos jornalistas durante a cerimónia de inauguração do novo navio graneleiro Témara, de 53 mil toneladas, adquirido pela Cimpor.
O Témara, que tem o nome de uma localidade marroquina onde a Cimpor tem uma fábrica de cimento, é um navio que se vai juntar aos Souselas, de 20 mil toneladas, que a empresa também adquiriu este ano por 21 milhões de dólares. Estas duas aquisições, no montante global de 47 milhões de dólares, inserem-se na estratégia definida o ano passado pela empresa, como sublinhou o presidente do conselho de administração, António Castro Guerra. "Estas duas aquisições concretizam a orientação tomada o ano passado pelo conselho de administração da Cimpor de renovar a sua frota, adaptando-a melhor às cargas e às características dos portos e cais de atracagem mais frequentes", disse. Segundo António Castro Guerra, os dois navios são igualmente importantes para a gestão da capacidade produtiva da Cimpor e para estabilizar os custos de transporte de `clinker` e do `petcoke`, um combustível feito a partir de resíduos da refinação de petróleo, que é utilizado nas cimenteiras.

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