23 de março de 2012

Seminário de Transporte Marítimo reúne perto de 200 no Porto

Os principais players do sector marítimo-portuário nacional estiveram esta quinta-feira 22-03-2012, no Porto, no Seminário de Transporte Marítimo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS. Pelo 14.º ano consecutivo.Em análise estarão alguns dos principais temas que fazem a actualidade e farão o futuro do sector, a nível nacional e internacional. Serão três os painéis, cada um integrado por quadros e profissionais com provas dadas e curriculum reconhecido no meio profissionais e académico.
A sessão arranca com o painel dedicado ao o Estado da Marinha de Comércio nacional, agora mais pequena que nunca de acordo com as estatísticas oficiais, mas nem por isso (aparentemente) uma prioridade quando tanto se fala em aproveitar as potencialidades do mar.

O tema será tratado por Maia Seco, em representação da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio, por Manuel Pinto de Magalhães, responsável da Portline, e por João Carvalho, presidente do IPTM (e ele próprio também ex-presidente da AAMC e da Transinsular).
Depois do coffee-break, abre-se o espaço para falar de Short Sea Shipping e de Auto-Estradas do Mar. Ana Máximo (LD Lines) falará da experiência de pouco mais de um ano da AEM Gijon-Nantes. José Manuel Almeida (MacAndrews) apresentará o projecto de AEM que há-de ligar Lisboa ao Norte da Europa. E Luís Miguel Ferreira (Universidade de Aveiro) trará para o debate as necessidades, as expectativas, e as resistências à mudança dos potenciais utilizadores dos serviços de SSS, recolhidas no trabalho de campo por si coordenado junto de empresários da região de Aveiro, no âmbito do Projecto Proposse.
Na parte da tarde, realizar-se-á o painel dedicado à Mão-de-Obra Portuária e ao Governo dos Portos. Vieira dos Santos, presidente da Comunidade Portuária de Leixões, fará a apresentação do essencial do texto, acabado de acordar entre o sindicato dos trabalhadores portuários e os operadores. Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS avançou em primeira mão, o novo CCT separa, em definitivo, os trabalhadores “históricos” dos novos contratados.
Vítor Caldeirinha, dirigente da AdferSit, abordará os modelos possíveis de estruturação da gestão do sistema portuário. E Pedro Viegas Galvão, presidente doo Conselho Português de Carregadores, aportará a visão dos donos das cargas, afinal, os que pagam as facturas.
Como sempre, o seminário realizar-se-á no Porto, no Hotel Tiara, entre as 9h30 e as 16h30.
A sessão é patrocinada pela APDL, Portmar e TCL e apoiada pela APA, APL, APS, APSS, APTMCD, Comunidade Portuária de Lisboa e Grupo ETE.
Os interessados podem ainda inscrever-se em http://www.transportesenegocios.com.pt/seminarios/Programa_maritimo_programa.htm, ou através do telf. 224339160. Os assinantes do TRANSPORTES & NEGÓCIOS beneficiam de um desconto de 25%.

Sem comentários: