29 de dezembro de 2010

Mais um ano se passou, com pouco trabalho.

Já Eça de Queirós dizia «Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.» E eu confesso, que começo a ficar muito pouco patriota devido à situação em que deixaram chegar o país.
Nós os portugas em geral e os portuários em particular, não somos talhados para o trabalho valorizado em equipa. É o "eu eu eu..." e por aí fora. Não aceitamos comandar nem ser comandados. E quem comanda muitas vezes tem o dom de complicar e faz passar a ideia que é moda o facto de se ser estúpido, vulgar e inculto. Somos egocêntricos e anarquistas, egoístas e bajuladores, somos adeptos do "alguém diz qualquer coisa" porque se tem medo de decidir, e depois ou imediatamente a seguir, aquele que decide é criticado pelos seus pares, tanto os bajuladores como os outros. Tenho saudades da disciplina, a verdadeira, sem sofismas, disciplina vinda de cima, a servir de exemplo. Pessoas a mandar que não digam,   “olha pró que eu digo , mas não olhes pró que eu faço”. Pessoas que não façam acreditar que somente o trabalhador é que é culpado pela a sua própria desgraça, assim o o trabalhador autocritica-se e culpabiliza-se. O trabalhador gera um estado depressivo e fica inibido da acção, e sem acção não há revolução.Isto para dizer que apesar de o trabalho não ser muito, vamos cumprindo a nossa missão. Muitas vezes com barulho a mais, com desatino, mas sempre com sentido de missão.Este ano que passou não foi azáfama do costume, sempre com dezenas de camiões prontos para levar ou  deixarem cargas, como foi noutros anos, a ver rapaziada de um lado para o outro, sem mãos a medir. Embora que as transferências aqui por Aveiro, ajudaram a que, alguns dias não houvesse trabalho. Mas em relação a isso vamo-nos habituando, e ficando conscientes que não pode ser de outra maneira. Só não percebo porque é que os donos de uma empresa são donos de outra, e no caso uma factura e outra não. Enfim contas difíceis de se perceber É pena que não sejamos como os gansos que quando se deslocam, voam em V, sendo que na ponta do V, é absolutamente necessário revezar o guia e todos os outros gritam palavras de incentivo à equipa. Á medida que os anos passam as exigências são cada vez mais, e, os invernos cada vez mais dolorosos nestes corpos, desta exposição ás intempéries. Mas isto não pára, estamos obcecados por tanto ano de luta, por tanta história de tanto barco, que até o trivial já cansa. Mais um Ano, o 2010, que já está quase a passar. E para continuar a  aprender, apesar de, " o vento levar as palavras", não leva este espírito de missão absolutamente necessário para o êxito. Como sempre, nós os trabalhadores portuários (nome amaricado que arranjaram para estivador), sentimos sempre com mais calor, as manobras laborais, pois esperamos sempre que venha a haver uma legislação adequada e aceite por toda a gente. Já se ouve alguma coisa sobre este assunto, mas  talvez alguns interesses estejam em primeiro lugar. Por isso vamos ter que estar atentos às manobras que se seguirão...

Cumprimentos a toda a comunidade portuária....
08

9 comentários:

Anónimo disse...

É bem verdade.

Anónimo disse...

ganda paparazzi

Augusto disse...

Caros companheiros Estivadores de Aveiro,somos de facto assim.
Seja qual for o Porto ou os meios á disposição,é bem verdade o que relata
o autor deste bonito e estruturado texto.
Reforço o facto de a DIVISÃO fazer parte deste rol de verdades muito bem relatadas.
É tempo de olhar para a frente,de tentar remediar alguns males existentes,mas com juízo,muito juízo,porque os gajos(patrões)têm a faca e o queijo.
Aqui fica a minha solidariedade com todos os companheiros do Porto de Aveiro.Eu,um Estivador do Porto de Leixões,na bela Cidade de Matosinhos,aproveito para desejar um melhor 2011 a todos os camaradas.

Saudações Portuárias.

Augusto

Orlando Miguel08 disse...

Obrigado pela solidariedade e ajuda, companheiro.

Orlando Miguel08 disse...

Caro anónimo, não sou o paparazzi porque costumo dar a cara naquilo que faço.

Anónimo disse...

PARABENS OLANDO

O TEXTO ESTA IMPECÁVEL
ESPERO É QUE TODOS OS COLEGAS O ENTENDAM E SAIBAM O QUE PRETENDES TRANSMITIR.
ESTOU 100% DE ACORDO COM TUDO O QUE DIZES.
CUMPRIMENTOS

ACCS

Anónimo disse...

Fizeram dois grupos de trabalhadores, empresas e etp e parece-me que os das empresas tem a mania que estão bem. Nem sei porque vão aos plenários, ceias de natal etc...Não sabemos quem vai precisar de quem, a ver vamos. Tantos que por lá andam(empresas) sem saber como ocupar o tempo e nós é que estamos a mais????Vão às empresas que arranjam 10 para mandar embora e nem se vai notar a falta deles, e assim muito mais dinheiro fica em caixa. Ou esses não ficam caros?? Cá para mim só quem é do ETP independentemente do preço é que é caro.

Anónimo disse...

Pois é se não formos unidos, estamos fodi.... só não vê quem é cego.
Já houve o exemplo da Vougamar. Assim como a nível nacional, temos de nos entender.Os anos que se seguem não são para brincadeiras.

Anónimo disse...

É bem verdade, pena que não se apercebam disto.
Nem tempo tem para ver que mais cedo ou mais tarde, nos vão lixar...