Estivadores do porto de Algeciras bloquearam a aplicação integral dos programas de segurança dos EUA destinados a impedir o transporte de material nuclear em contentores por parte de terroristas, de acordo com novos documentos divulgados pela WikiLeaks.
Uma série de três telegramas da embaixada de Madrid revela que funcionários norte-americanos da embaixada, acompanhados de membros do National Nuclear Security Administration, reuniram-se com a autoridade portuária e com a gestão da APM Terminals para discutir a questão.
À delegação americana foi dito que os dois scanners de contentores fornecidos pela NNSA estavam em operação para contentores de importação e exportação, mas havia problemas sérios de digitalização de contentores de transbordo, que correspondem a 90% a 95% do movimentado daquele porto do sul de Espanha.
"De acordo com funcionários do porto, os estivadores sindicalizados são os grandes culpados pela falta de execução do programa. As razões por trás da relutância dos trabalhadores variam. Alguns argumentam que este programa irá afetá-los financeiramente - os estivadores são pagos pelo número de contentores movimentados, e desvio de suas rotinas pode afetar o o número de contentores movimentados diariamente. Outros expressaram maior desconforto com o programa, associando erroneamente os portais de deteção nuclear a riscos potenciais à saúde. Ainda outros podem estar a usar esta questão como moeda de troca para alavancar outras questões sindicais, durante um processo de negociação coletiva entre os sindicatos e o porto."
O programa, patrocinado pela NNSA e e a agência norte-americana Segurança Interna, Alfândega e Proteção de Fronteiras, visa dotar os 100 principais portos em todo o mundo com os sistemas de deteção por raios X, até 2015, com vista à digitalização de cerca de 50% do tráfego global de contentores a entrar nos EUA.