Desde que foi inaugurada a ligação ferroviária ao porto de Aveiro, em Março passado, passaram por ali 123 mil toneladas, avança o presidente da administração portuária.
Muitos anos foram precisos para o arranque da construção da plataforma de Cacia e da ligação do porto de Aveiro à rede ferroviária nacional. Muitos menos demorou a conclusão da obra. E oito meses bastaram para provar a utilidade da melhoria.
Desde 29 de Março último, dia da inauguração da linha do porto de Aveiro, já por ali passaram 123 mil toneladas de cargas, sobretudo de exportação, o que evitou a circulação de uns 5 381 camiões nos acessos rodoviários ao porto.
Pasta de papel, aglomerado de madeira, cereais e cimento são as mercadorias mais representadas. Norte de África, Cabo Verde e Norte da Europa os destinos mais frequentes.
Com o movimento portuário a crescer cerca de 30% este (também devido à ferrovia, como frisou ao “JN” José Luís Cacho, presidente da administração portuária), a carga recebida/expedida por comboio representará cerca de 4% do total. Mas o objectivo é chegar aos 15% dentro de cinco anos, acrescenta aquele responsável.
Aveiro é já o terceiro porto nacional na utilização da ferrovia, atrás de Sines e de Setúbal.
Até ao momento têm sido as exportações as mais beneficiadas com o acesso ferroviário, mas a administração portuária aposta também na captação de cargas de/para a vizinha região de Castela-Leão.
Autor/fonte
Autor/fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário