De agora em diante os navios vão ter mais dificuldade em fugir aos olhos do Big Brother - que é como quem diz, aos sinais de AIS (sistema de identificação automática) emitidos através dos radares para os receptores espaciais. Um novo sistema de controlo a partir do espaço está em fase de testes, a tentar resolver algumas dificuldades, sobretudo na hora de distinguir os diferentes sinais em zona de tráfego muito intenso.
"Trabalhando a partir do espaço podemos seguir os barcos durante grandes períodos de tempo, enquanto atravessam o oceano", explica Andreas-Nordmo Skauen, da Organização de Investigação e Defesa (FFI) norueguesa, citado pelo "El País":
"Há dois receptores de sinal AIS da experiência: um é a Agência Espacial Europeia (ESA) - usando a Estação Espacial Internacional - e o outro funciona a bordo do pequeno satélite norueguês (lançado a 12 de Junho deste ano)"."Recebemos sinais dos barcos no campo de visão do receptor VHF, chamado Norais, na estação espacial. Isto é independente do local onde estão, já que detectamos barcos tanto perto da costa como em alto mar, ainda que a qualidade da detecção dependa do número de barcos no campo de visão", explica Torkild Eriksen, director científico do projecto, acrescentando: "Recebemos mensagens de mais de 60 mil barcos diferentes desde o inicio da experiência na estação espacial.O sistema vai permitir aos portos conhecer com antecedência os barcos que chegarão e as rotas percorridas por estes.
"Trabalhando a partir do espaço podemos seguir os barcos durante grandes períodos de tempo, enquanto atravessam o oceano", explica Andreas-Nordmo Skauen, da Organização de Investigação e Defesa (FFI) norueguesa, citado pelo "El País":
"Há dois receptores de sinal AIS da experiência: um é a Agência Espacial Europeia (ESA) - usando a Estação Espacial Internacional - e o outro funciona a bordo do pequeno satélite norueguês (lançado a 12 de Junho deste ano)"."Recebemos sinais dos barcos no campo de visão do receptor VHF, chamado Norais, na estação espacial. Isto é independente do local onde estão, já que detectamos barcos tanto perto da costa como em alto mar, ainda que a qualidade da detecção dependa do número de barcos no campo de visão", explica Torkild Eriksen, director científico do projecto, acrescentando: "Recebemos mensagens de mais de 60 mil barcos diferentes desde o inicio da experiência na estação espacial.O sistema vai permitir aos portos conhecer com antecedência os barcos que chegarão e as rotas percorridas por estes.
3 comentários:
Acho que vão instalar um chip em cada trabalhador também..para puderem controlar a malta
Olá obrigado por se tornar seguidor do blog Asas Madeira.
Já sou seguidor deste blog apartir desta data.
Bem, em relação a este poste isso no mundo da aviação ja esta a algum tempo, por estas bandas temos o AirNavradarbox, mais tambem tem varios radares para os navios...
Deixo aqui um link para poderes ver
http://www.airnavsystems.com/
http://www.localizatodo.com/mapa/
Este tem barcos e aviões
Paulo Olim
Asas Madeira
Saudações Aéreas
Obrigado companheiro.
É sempre mais uma valia esse tipo de conhecimento.
Saudações aeroportuárias.
Enviar um comentário