A Jumbo Shipping, especializada no transporte marítimo de carga pesada, contratou a construção daquele que será o maior navio da sua frota, com capacidade para movimentar cargas de até 2 200 toneladas.
O operador holandês, que ainda recentemente assegurou o transporte de um pórtico de cais da Eurocrane, de Aveiro para o porto francês de Sete, deverá receber o novo navio em Março de 2013, prevendo-se a sua entrada ao serviço três meses depois.
A embarcação será construída nos estaleiros croatas de Brodosplit. O contrato prevê a opção para uma segunda unidade. O montante do investimento não foi divulgado.
Com 152,6 metros de comprimento e 27,4 metros de boca, o novo navio estará equipado com duas gruas de 1 100 toneladas (com um alcance de 27,5 metros), o que permitirá a movimentação de cargas de até 2 200 toneladas. Actualmente, os navios de maior capacidade de carga da Jumbo Shipping – o Jumbo Javelin e o Fairplayer – têm uma capacidade de levantamento de 1 800 toneladas.
A nova embarcação será construída de acordo com as especificações da Classe Gelo, de modo a poder operar nas regiões do Ártico. Para operações offshore, estará preparada para a instalação futura de DP2.
A Jumbo Shipping assume-se como uma das companhias líderes no transporte marítimo de carga pesada. Com esta encomenda passará a dispor de uma frota de 13 navios (ou 14, caso seja exercida a opção), com capacidades de elevação entre as 500 e as 2 200 toneladas.
A companhia é representada em Portugal pela Portmar. Em Março último, o Fairplayer esteve em Aveiro para carregar um pórtico da Eurocrane, de 1 100 toneladas. E no ano passado, também em Março, o mesmo navio transportou de Itália para Sines uma peça de 1 600 toneladas destinada à refinaria da Petrogal. Na altura foi a maior carga intra-europeia alguma vez movimentada por via marítima.
2 comentários:
Boas Amigos, quem sabe se um dia não o vemos por ai carregando um portico da Eurocrane, era muito bom.
Abraço,
Manuel
Olá Manuel,
este sim,dava para levantar dois de cada vez...ehehe.
Nunca se sabe se um dia o vamos ver pessoalmente.
Abraço
Orlando Miguel08
Enviar um comentário