25 de julho de 2011

Jumbo Shipping encomenda navio capaz de movimentar 2 200 toneladas

A Jumbo Shipping, especializada no transporte marítimo de carga pesada, contratou a construção daquele que será o maior navio da sua frota, com capacidade para movimentar cargas de até 2 200 toneladas.
 O operador holandês, que ainda recentemente assegurou o transporte de um pórtico de cais da Eurocrane, de Aveiro para o porto francês de Sete, deverá receber o novo navio em Março de 2013, prevendo-se a sua entrada ao serviço três meses depois.
 A embarcação será construída nos estaleiros croatas de Brodosplit. O contrato prevê a opção para uma segunda unidade. O montante do investimento não foi divulgado.
Com 152,6 metros de comprimento e 27,4 metros de boca, o novo navio estará equipado com duas gruas de 1 100 toneladas (com um alcance de 27,5 metros), o que permitirá a movimentação de cargas de até 2 200 toneladas. Actualmente, os navios de maior capacidade de carga da Jumbo Shipping – o Jumbo Javelin e o Fairplayer – têm uma capacidade de levantamento de 1 800 toneladas.
 A nova embarcação será construída de acordo com as especificações da Classe Gelo, de modo a poder operar nas regiões do Ártico. Para operações offshore, estará preparada para a instalação futura de DP2.
 A Jumbo Shipping assume-se como uma das companhias líderes no transporte marítimo de carga pesada. Com esta encomenda passará a dispor de uma frota de 13 navios (ou 14, caso seja exercida a opção), com capacidades de elevação entre as 500 e as 2 200 toneladas.
 A companhia é representada em Portugal pela Portmar. Em Março último, o Fairplayer esteve em Aveiro para carregar um pórtico da Eurocrane, de 1 100 toneladas. E no ano passado, também em Março, o mesmo navio transportou de Itália para Sines uma peça de 1 600 toneladas destinada à refinaria da Petrogal. Na altura foi a maior carga intra-europeia alguma vez movimentada por via marítima.

2 comentários:

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigos, quem sabe se um dia não o vemos por ai carregando um portico da Eurocrane, era muito bom.
Abraço,
Manuel

EstivadoresAveiro disse...

Olá Manuel,
este sim,dava para levantar dois de cada vez...ehehe.
Nunca se sabe se um dia o vamos ver pessoalmente.
Abraço
Orlando Miguel08