26 de abril de 2011

Novo cais de cruzeiros do porto de Leixões inaugurado esta quinta-feira

O novo cais de cruzeiros do porto de Leixões vai ser inaugurado oficialmente às 9h30 de amanhã, quinta-feira, numa cerimónia presidida pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.
O porto de Leixões passa assim a ter condições para, pela primeira vez, receber os navios de cruzeiro de maiores dimensões, estando já programadas para este ano as escalas de 60 navios, 15 dos quais com mais de 2000 passageiros, que não poderiam atracar em Leixões caso não estivesse concluída esta estrutura.
A empreitada, que contempla um novo cais para cruzeiros com capacidade para a acostagem de navios até 300 metros de comprimento e um cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que permitam proporcionar itinerários turísticos no Rio Douro a partir de Leixões, destaca-se por ter cumprido escrupulosamente os prazos e valores orçamentados: um ano de período de construção e 21 milhões de euros de investimento.
Esta obra corresponde à primeira fase do Terminal de Cruzeiros de Leixões, sendo a segunda fase dedicada à construção da nova Estação de Passageiros, edifício central do complexo que irá albergar um espaço dedicado à produção e divulgação científica através do Pólo do Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a concluir em 2013.
Os estudos de mercado realizados apontam que apenas cinco anos depois, em 2018, passarão anualmente por Leixões cerca de 110 navios de cruzeiro com mais de 125 mil passageiros, um acréscimo significativo na procura turística da região que providenciará uma receita anual de 11 milhões de Euros para os sectores da restauração, transportes, compras, cultura e lazer do Porto e Norte de Portugal.
As potencialidades turísticas deste projecto serão realçadas numa viagem de barco entre Leixões e o Cais da Ribeira e o regresso a Matosinhos em autocarros turísticos, iniciativa integrada no programa da inauguração deste novo cais de cruzeiros.

Sem comentários: