11 de abril de 2011

Desafio aos leitores do nosso Blogue

Lançamos um desafio aos nossos leitores caso tenham algo que queiram ver publicado neste blogue enviem para estivadoresaveiro@gmail.com
Publicaremos diversas crónicas de diversos assuntos propostos pelos nossos leitores para podermos dinamizar ainda mais este blogue. Todas as semanas daremos atenção a uma, para começar fica a opinião do nosso colega de trabalho António Silva.



                                                                    (a queda da monarquia)
“Em consequência de um litígio entre portugueses e ingleses, a propósito de certos territórios da colónia portuguesa de Moçambique, o Governo inglês dirigiu ao governo português um Ultimato fazer evacuar esses territórios no prazo de vinte e quatro horas. Passou-se isto a 11-01-1890. (….) Produziu-se em todo o pais um levante patriótico (…..),a cólera contra os ingleses desencadeou  uma  verdadeira tempestade (….).                                                                                                                                                         Os governos foram então interpelados em altos gritos:  “Que  fizeram do dinheiro que lhes demos para nos defender e proteger?(…) Onde estão os nossos navios de guerra?” Fez-se, de súbito a verdade sobre as coisas do estado. A instrução pública era uma vergonha:2/3 da população não sabia ler ou escrever. A agricultura perecia, Portugal importava a maior parte dos produtos (…).A carga dos impostos era enorme (….).”     ( carta de  João chagas ,  registos históricos.)
Caro colega de trabalho, ao ler este pequeno texto, assaltou-me a vontade de falar um pouco da nossa realidade, dadas as semelhanças com o atual momento que vivemos. Estamos confrontados com o maior desafio que alguma vez se nos deparou, suavemente e sem quase darmos por ela, estão-nos a esticar a passadeira para a porta de saída e (tenho que reconhecer) com “pinta”. Porque estão a faze-lo sempre no limite legal de forma calculista e com objectivos bem delineados, DESFAZEREM-SE DE 25 A 30 PESSOAS (NÚMEROS POR “ELES”INDICADOS. Não se esqueçam que fomos por “ELES “abordados para saberem quanto estaríamos dispostos a aceitar para nos afastar-mos democraticamente, curioso ou TALVEZ NÃO o momento escolhido para o fazerem, tenham sempre presente para fazerem uma correta interpretação o argumento que nos tem dado para DEMOCRATICAMENTE NÃO NOS PAGAREM A TEMPO E HORAS. O argumento dado  (NÃO TEMOS DINHEIRO) inclusivamente pediram um estudo a uma empresa de consultadoria que pudesse dar sustentabilidade ao dito argumento…… Fase o tudo isto algumas questões me assombram o espírito.  1-O que e que fomos lá fazer e qual o objectivo? “-Qual a proposta em concreto que “eles “ tem para nos (oferecer)? 3-Ate quando e durante quanto tempo pretendem continuar a pagar ao retardador? 4-que futuro nos espera após a famosa PRIVATIZAÇÃO do porto de Aveiro?  5-Uma pergunta mais global: será possível empresas neste estado SEREM CONCORRENTES AO DITO CONCURSO PUBLICO DE PRIVATIZAÇÃO? Por hoje fico por aqui, até porque vou continuar a partir de agora, a falar um pouco convosco, do presente, do passado e principalmente do futuro. Um abraço.
António Silva.

(E a saga continua caso ainda não se tenham apercebido, mudaram-nos a categoria profissional.)                                                                                                                                                                        

Pois, não estou a brincar, dando continuidade as várias questões que vos deixei para pensar vou justificar o porque da minha inquietação: vamos a factos primeiro e se os analisarmos o futuro escurece. Neste momento e como todos nós sabemos, vivemos tempos difíceis para toda uma classe de pessoas, e já nem lhe chamo: classe trabalhadora, temos no nosso dia-a-dia a apresentação do que os próximos tempos nos reservam-MENDIGAGEM esta é a verdade. Estamos a começar a pagar o atrevimento de em tempos lhes servimos a ELES uma refeição que era composta por 14+8 pratos, e imagine-se, todos de carne…como é evidente provocou-lhes uma enorme INDIGESTÃO e para agravar os talheres de corte mostraram-se pouco eficientes para “cortar”algumas “partes” mais nervosas. Agora e porque estamos em tempo de MENDIGAGEM global, ELES dá o exemplo e estão agora em ritmo acelerado a “desgastar”a tal refeição, o exemplo está nas peripécias que envolvem o “pedido”do tal estudo de viabilidade da E.T.P curioso o facto de a QUEDA do DESGOVERNO ter interferido na entrega do mesmo… porque será? Bom, parece que não temos alternativa…temos que lhes dar uma ajudinha pois Eles, coitados, não têm dinheiro…como tal vou dar uma sugestão ou melhor duas….1-vamos aquele programa televisivo em que o pessoal se esfarrapa todo, chora baba e ranho e atira as facturas para o palco. 2-compramos uns chapéuzinhos e, depois das 5 claro, vamos para a saída “VIP”do porto de Aveiro pedir uma esmolinha este nosso comportamento pode valermos muito no futuro, estou convicto que depois da DITA PRIVATIZAÇÃO talvez, nos deixem entrar para o parque-para “arrumar “uns camiões ou até OS VAGÕES DO Caminho-de-ferro a troco de uns tostõezitos. Temos que aprender com quem sabe, e ELES já levam vantagem: já tem categoria profissional, e acreditem, com um bocadinho de jeito ate LHES dão O TERMINAL NORTE, talvez a troco de “GÉNEROS”. Não nos podemos esquecer que temos que ser responsáveis e ajudar quem mais precisa nesta altura de crise, e temos que dar TUDO para o bem”comum”de todos os que vivem ÁS CUSTAS do porto de Aveiro. Era de grande irresponsabilidade não contribuirmos para a rentabilização de milhões de euros de investimentos, uns já anunciados, outros á espera das “CONDIÇÕES IDEAIS”para serem anunciados. Como tal caros companheiros, acho bem que comecemos a dar “”AO CHINELO” e rapidamente avançar com as 2 medidas propostas para assegurar algo para o nosso futuro. Na minha humilde opinião, tenho a certeza que até nos agradeciam, não se esqueçam que com ELES nada é o que parece. Sabem o que representa “A MEDUSA “na mitologia grega? Pesquisem…o nome engana.   
António Silva.





14 comentários:

Anónimo disse...

este sr podia escrever sobre descarga de navios de cimento por conta propria

Anónimo disse...

metada nao se intende a outra metade tambem nao

barconauta_ disse...

Mostrem a zona do terminal dos navios cisterna. É uma zona que pouco se conhece aí desse porto e tudo quando me apercebi é difícil de lá chegar para obter fotografias dos navios por lá atracados.

Anónimo disse...

Isto cá para mim é um repetição de uma crónica de alguém que já publicou aqui.

Anónimo disse...

Se isto está a ficar mal, que tal o meu amigo pagar aquilo que deve e não receber nada pela porta do cavalo nas descargas de cimento!!!!
Não me diga que só agora é que reparou que existem mais pessoas que aqui trabalham??? E porque é que a sua folha não vêm junta com a dos outros trabalhadores????
Tenha pelo menos alguma vergonha na cara companheiro.

Maikson Santos disse...

Belo trabalho do blo em atender a opinião do publico! Parabéns amigos!

Abraços de Manaus, Brasil

EstivadoresAveiro disse...

Olá Ricardo,
na verdade poucas ou nenhumas fotos temos mostrado dessa parte do porto.Mas também devo dizer que só temos acesso a uma parte desses navios,mas fica a promessa que quando houver hipóteses vamos mostrar essa parte. Maikson Santos, um grande obrigado por continuar a comentar no nosso blog. E claro, sempre atentos ao seu blog que é digno de se consultar.Abraço de Aveiro até Manaus.
Orlando Miguel08

Anónimo disse...

No meio de tantas perguntas eu faço uma-1 porque nunca vi o champalimon numa reuniao do sindicato depois que largou o poleiro

Anónimo disse...

desculpem a franqueza mas vcs em vez de se ajudarem uns aos outros só se lixam e enveredam pela má lingua da roupa suja.
olhem-se ao espelho de manhâ e lavem bêm os olhos.
Vão á missinha sempre que possam e confessem os pecadinhos.
Aqueles que pensam que têm telhados de vidro, são os piores, pois continuam na eterna mama que dura já a anos. Os que deixaram partir as telhas, tem dor de cotovelo, pois a mama acabou e já não podem continuar a mamar, pois agora é só para alguns que prepararam bêm a cana. As vezes tenho vergonha de ser colega de alguns falsos que empestam a nossa profissão. Deviam fechar os escritórios no terminal norte e poupavam alguns milhares, e ganhavam mais mão de obra daqueles que chegam a hora que quererem e " se fartam de trabalhar" sem fazer nenhum.

Anónimo disse...

este blog devia ser utilizado para nos expressarmos sobre os nossos problemas e nao para ataques gratuitos,a locais proprios para os representantes da instituiçao resolver a questao,ate era interessante,mas ai tem que se assumir,nesses sitios nao se podem esconder no "anonimato".

Anónimo disse...

este blog devia ser utilizado para nos expressarmos sobre os nossos problemas e nao para ataques gratuitos,a locais proprios para os representantes da instituiçao resolver a questao,ate era interessante,mas ai tem que se assumir,nesses sitios nao se podem esconder no "anonimato".

ATENTO disse...

OLHA QUEM FALA, DIZ PARA SE ASSUMIREM E ESCREVE COMO ANÓNIMO, OLHEM ESTE, QUEREM LÁ VER? ESTA TEM MUITA PIADA. SAIA MAS É DO ESCRITÓRIO E FAÇA COMO OS SEUS COLEGAS QUE SE ESFORÇAM - TRABALHE, POIS OS TELHADOS DE VIDRO PODEM NÃO SER DE BOA QUALIDADE E NÃO DURAREM ETERNAMENTE. ALÉM DISSO SEMPRE AJUDARIA A PERDER UM POUCO DE BARRIGA SE NÃO PASSASSE A VIDA SENTADO NUMA CADEIRA A OLHAR PELA JANELA A VER QUEM PASSA.

Anónimo disse...

ESTÃO OUTRA VEZ A FICAR PREOCUPADOS UNS COM OS OUTROS...
ESTÃO OUTRA VEZ COM A VELHA MANIA DE IMITAR AS MULHERES....
COMO FICAVA BEM UMAS SAIAS A MUITOS .....

JÁ SE ESQUECERAM QUE NÃO TÊM RECEBIDO A HORAS

JÁ SE ESQUECERAM QUE O FIM DO MES ESTA PARA CHEGAR NOVAMENTE

ESQUECEM MUITO DEPRESSA AS COISAS IMPORTANTES E DEPOIS TÊM ENTRETIMENTOS DESTES, DE DIZER MAL UNS DOS OUTROS !!!!

SE FOCASSEM ESSA ENERGIA NAS DIRECÇÕES CERTAS DURANTE O MES TODO.... E NÃO SÓ QUANDO NÃO RECEBEM A HORAS, TALVEZ FOSSE BEM MELHOR

PENSEM NISSO...SE CALHAR NÃO TINHAM
TANTA VONTADE DE TER ESTE TIPO DE ATITUDES

CUMPRIMENTOS

Anónimo disse...

Assino por baixo deste ultimo comentario