Uma carga de 45
toneladas ( 45 mil?) de clínquer está a ser embarcada para exportação em pleno
Mar da Palha, no porto de Lisboa, com o recurso a barcaças.
A operação
deverá demorar ainda alguns dias, com o cimento a ser transportado
desde a unidade fabril da Cimpor, em Alhandra, até junto do
graneleiro “Universal Barcelona”.
Com um
comprimento de 190 metros, 56 729 toneladas de TDW e uma capacidade
de carga de 68 200 toneladas (em cinco porões), o navio é um Large
Handymax, construído em 2011. Para movimentar as cargas possui
quatro gruas de 30 toneladas.
As operações de
estiva e de transporte fluvial em barcaças estão a ser asseguradas
pela ETE. O navio, fretado pela Cimpor, é agenciado pela Ocidenave.
O cimento
embarcado tem por destino os portos africanos de Tema (Gana) e de
Freetwon (Serra Leoa).
Da parte da
administração portuária, acredita-se que o sucesso desta operação,
de reltativa envergadura, poderá motivar outros embarques idênticos.
Já esta semana,
o porto da capital foi escalado por um graneleiro capesize, com 250
metros de comprimento e capacidade de transporte de cerca de 132 mil
toneladas, que descarregou no terminal de granéis alimentares de
Palença 34 mil toneladas de grão de soja.
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