29 de junho de 2013

ETE realiza carga de clínquer em pleno Mar da Palha

Uma carga de 45 toneladas ( 45 mil?) de clínquer está a ser embarcada para exportação em pleno Mar da Palha, no porto de Lisboa, com o recurso a barcaças.
A operação deverá demorar ainda alguns dias, com o cimento a ser transportado desde a unidade fabril da Cimpor, em Alhandra, até junto do graneleiro “Universal Barcelona”.  
Com um comprimento de 190 metros, 56 729 toneladas de TDW e uma capacidade de carga de 68 200 toneladas (em cinco porões), o navio é um Large Handymax, construído em 2011. Para movimentar as cargas possui quatro gruas de 30 toneladas.
As operações de estiva e de transporte fluvial em barcaças estão a ser asseguradas pela ETE. O navio, fretado pela Cimpor, é agenciado pela Ocidenave.
O cimento embarcado tem por destino os portos africanos de Tema (Gana) e de Freetwon (Serra Leoa).
Da parte da administração portuária, acredita-se que o sucesso desta operação, de reltativa envergadura, poderá motivar outros embarques idênticos.
Já esta semana, o porto da capital foi escalado por um graneleiro capesize, com 250 metros de comprimento e capacidade de transporte de cerca de 132 mil toneladas, que descarregou no terminal de granéis alimentares de Palença 34 mil toneladas de grão de soja. 
  

Sem comentários: