13 de junho de 2013

China e Nicarágua projectam alternativa ao canal do Panamá

O governo da Nicarágua prepara-se para outorgar a uma empresa de Hong Kong a concessão para a construção e exploração de um canal entre o Atlântico e o Pacífico, concorrente com o canal do Panamá e maior que ele, mesmo depois da ampliação.
O novo canal deverá ser construído no Norte do país, utilizando em parte do percurso as águas do Lago Nicarágua, de acordo com o presidente do país, Daniel Ortega. Segundo um projecto apresentado no ano passado ao Congresso do país, a nova infra-estrutura, com uma extensão de 286 quilómetros, deverá ter fundos de -22 metros e uma largura de 20 metros. Maior que o canal do Panamá, e maior também que o canal do Suez.
Ainda de acordo com os planos então apresentados, a construção do canal prolongar-se-á por um prazo de dez anos, mas a operação poderá iniciar-se ao cabo de seis anos, ainda que com restrições.
O custo total do projecto está estimado em 40 mil milhões de dólares (a expansão do canal do Panamá custará cerca de 5,2 mil milhões).
De acordo com notícias vindas a público, o projecto será desenvolvido pela HK Nicaragua Canal Development Investment Co, uma empresa com sede em Hong Kong, que em troca ficará com a concessão do canal por um período de 100 anos. 

Sem comentários: