25 de janeiro de 2010

Transporte rodoviário favorito entre Portugal e Espanha

Por vezes alguns jornalistas escrevem o que lhes mandam escrever e nesta notícia isso está claríssimo. Gostava de saber pelo menos em Aveiro qual é o peso social que ainda têm os estivadores.

Mercadorias

O transporte de mercadorias apresentou um decréscimo de 6,9% em 2008 face a 2007, uma descida que se verificou em todos os meios de transporte.
Mesmo assim, em 2008, o volume de mercadorias transportadas entre os dois países atingiu os 30,1 milhões de toneladas, sendo que 80% desse total foi feito em transporte rodoviário. Mais uma vez, as condições oferecidas são preponderantes na escolha. Para José Henriques, a "entrada de um novo operador ferroviário exclusivamente para mercadorias e a nova linha de bitola ibérica a construir a par com o TGV irão dar um novo impulso ao transporte ferroviário".

Além disso, sublinha a aposta no transporte por mar, "mas muitas vezes o seu desenvolvimento é travado pelos custos de operações nos portos, associados a uma mão-de-obra cara, pelo peso social que ainda têm os estivadores".

VIRGÍNIA ALVES Jornal de Notícias

Ver noticia completa clica aqui

Sem comentários: