“O Porto de
Setúbal é o eixo mais importante na logística de automóveis produzidos
na Volkswagen Autoeuropa”. Quem o defende é o responsável da VW
Logistics em Portugal, António de Oliveira, numa recente entrevista de
avaliação da satisfação de clientes, onde acrescentou que “desde o ano
de 1995 até à data, já foram enviados, via Porto de Setúbal, mais de 1,6
milhões de veículos”.
“Cerca de 99% do volume de produção destina-se à exportação, é imperativo que a ligação entre a produção e o despacho de veículos seja rápida e eficiente. Cerca de 80% do volume produzido na Volkswagen Autoeuropa é enviado pelo porto de Setúbal, tornando-se essenciais os bons acessos por rodovia e ferrovia para um rápido escoamento do produto final”, referiu igualmente o responsável, lembrando que “não é só a exportação, mas também a importação de veículos tornaram este porto a porta marítima nacional mais importante”.
“Cerca de 99% do volume de produção destina-se à exportação, é imperativo que a ligação entre a produção e o despacho de veículos seja rápida e eficiente. Cerca de 80% do volume produzido na Volkswagen Autoeuropa é enviado pelo porto de Setúbal, tornando-se essenciais os bons acessos por rodovia e ferrovia para um rápido escoamento do produto final”, referiu igualmente o responsável, lembrando que “não é só a exportação, mas também a importação de veículos tornaram este porto a porta marítima nacional mais importante”.
Relativamente à exportação de veículos para o Extremo Oriente, António de Oliveira referiu que “o aumento de volume de veículos para o mercado chinês alterou o conceito de envios. Em novembro de 2011, saiu o primeiro navio do Porto de Setúbal direto para a China. No passado, os carros faziam escala em Emden, depois, Bremerhaven e só depois seguiam diretos para três portos na China, Xingang, Xinsha e Shanghai. Com a alteração da rota de envio, reduziu-se em três semanas, para um total de cinco semanas, o tempo de transporte para a China, para satisfação do cliente final. Isto mostra claramente que estamos aptos a realizar também este tipo de envios. O sucesso da relação entre a Volkswagen e o Porto de Setúbal, hoje e no futuro, tem por base a boa colaboração entre todos os intervenientes, operador logístico (Sintax Navigomes), Alfândega de Setúbal, despachante (JHF Lopes) e armador (NYK, Pinto Bastos) ”.
Quanto às perspetivas para o futuro desta relação com o porto de Setúbal, vincou que, “dada a experiência que já adquirimos com os envios para a Europa e para a China, podemos afirmar que temos todas as condições para exportar para qualquer destino”.
Sem comentários:
Enviar um comentário