1 de março de 2010

Quadros do porto de Aveiro em especialização ferroviária

CARGONEWS

Uma equipa de seis quadros do porto de Aveiro participou, na semana passada, no Curso/Atelier "Simple Use Railway Connections" (SURCO) de intermodalidade marítimo-ferroviária, que decorreu a bordo do comboio-escola El Expreso de la Robla, no trajecto Gijón-Santander-Gijón.

Transporte e Logística marítimo-ferroviária, situação marítimo-ferroviária dos portos espanhóis, infraestruturas marítimo-ferroviárias e serviços ferroviários de transporte de mercadorias foram alguns dos temas abordados. O curso incluiu ainda outros pontos de interesse, como a estrutura de custos intermodais, modelos de gestão ferroviária, intermodalidade marítimo-ferroviária e desenvolvimento sustentável, além de demoradas visitas aos portos de Gijón e Santander.

A organização esteve a cargo da Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S), Feve, Projecto Marco Polo e Port de Barcelona, tendo ainda contado com a colaboração das instituições epanholas Puertos del Estado, Puerto de Gijón, Puerto de Santander e Fundación de los Ferrocarriles Españoles.

A presença da equipa da APA - que teve a oportunidade única para conhecer, com detalhe, a intermodalidade marítimo-ferroviária em Espanha - ganha especial significado dado estar para muito breve o início do transporte de mercadorias por via ferroviária de e para o porto de Aveiro.

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

A entidade patronal deve promover acções de formação a todos os profissionais do shipping.
O SABER NÃO OCUPA ESPAÇO.

Saudações Marítimas
José Modesto