17 de março de 2010

Transporte de Mercadorias

De acordo com a CP Carga (empresa do grupo CP dedicada ao transporte de mercadorias), deverão ser realizados comboios de Aveiro para Lisboa e para o sul do país e também daquele porto para Salamanca, Valladolid e Madrid. Em 2011, esta empresa espera efectuar quatro a seis comboios por dia nesta nova linha.


Por seu turno, a Takargo (empresa privada da Mota-Engil), espera transportar clinquer da fábrica de cimento de Souselas para Aveiro e óleo de soja de Alhandra e Alverca para o mesmo destino.

Este operador conta ainda efectuar o transporte de 400 mil toneladas de cereais por ano desde o terminal da Sograin (Aveiro) para a zona de Leiria e para Salamanca. Pacotão de cimento, madeira e pasta de papel são outras das mercadorias que os comboios da Takargo deverão rebocar, utilizando a nova infra-estrutura.

Mas, para já, apenas a CP Carga está a operar no porto de Aveiro. Oficialmente, o ramal ainda não foi inaugurado, aguardando a Refer e a administração do porto de Aveiro por disponibilidade de agenda do primeiro-ministro para o acto formal da inauguração que poderá ser a 29 de Março.

Manuel Roberto-Público

Sem comentários: