5 de março de 2010

Porto de Aveiro começa a receber cargas através do ramal ferroviário

A exploração comercial do novo ramal ferroviário do Porto de Aveiro começou esta semana, em regime experimental.
"As primeiras mercadorias transportadas de comboio chegaram ao Porto de Aveiro na quinta feira e correu tudo bem", disse José Luís Cacho, acrescentando que "a linha está a ser calibrada" e que a inauguração oficial, que será marcada pelo Governo, poderá ocorrer a partir de "meados de Março".
Uma composição com 20 vagões, 220 metros de comprimento e 740 toneladas de peso bruto, transportou na quinta feira para o Porto de Aveiro pasta de papel Kratt Branqueada da Fábrica Celtejo, em Vila Velha de Ródão.
"Foram transportadas 483,711 toneladas de um total de 3.500 toneladas a exportar. A mercadoria destina-se à exportação, em navio completo, para Itália", explica José Luís Cacho, adiantando que para hoje está prevista a chegada de mais uma carga por via ferroviária.
José Luís Cacho diz que a entrada em funcionamento da linha ferroviária vai permitir ao Porto de Aveiro expandir-se para o 'hinterland' de Castela e Leão, atraindo mercadorias provenientes destas regiões de Espanha.
"Através da linha ferroviária vamos movimentar 600 mil toneladas de mercadorias por ano, o que dá cerca de três comboios por dia, aumentando assim a competitividade do Porto de Aveiro", argumenta.
Com a entrada em funcionamento da ligação ferroviária, as autoridades portuárias estimam que 15 por cento do tráfego de mercadorias que actualmente é feito por estrada passe para o comboio, valor que poderá aumentar para os 40 por cento com as mercadorias transportadas no 'hinterland' até Espanha.
O ramal do porto de Aveiro tem uma extensão aproximada de nove quilómetros, em via única não electrificada, permitindo a circulação de composições de mercadorias com uma carga máxima de 25 toneladas por eixo.

O ramal arranca na Plataforma Multimodal de Cacia, junto à Linha do Norte, e termina junto ao porto de Aveiro, com ligações aos terminais portuários.

O ramal evolui paralelamente à auto-estrada 25 (A25) e o interceptor do Sistema Integrado Multimunicipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes Líquidos da Ria de Aveiro (SIMRIA).

OJE/Lusa.

Sem comentários: