8 de dezembro de 2009

Fábrica de baterias para carros eléctricos vai ser em Aveiro

Aveiro ganha fábrica da Renault-Nissan
Aveiro foi a localização escolhida pela Renault-Nissan para instalar a fábrica de baterias para veículos eléctricos, que deverá abastecer boa parte do mercado europeu. Uma boa notícia para o porto de Aveiro.
Portugal ganhou ao Reino Unido, e Aveiro venceu Estarreja e Sines na “corrida” para a instalação da fábrica de baterias de iões de lítio que equiparão os veículos eléctricos das duas marcas a partir de 2012.
A nova unidade localizar-se-á no complexo industrial da Renault Cacia. Representará um investimento de 250 milhões de euros e deverá criar 200 postos de trabalho.
A produção prevista é de 60 mil baterias anuais e será toda exportada para a Europa, para abastecer as unidades que fabricarão os veículos eléctricos da Renault-Nissan.
A proximidade de um porto de mar e as boas acessibilidades terrestres foram critérios que pesaram na escolha da localização. O pólo da Renault de Cacia situa-se paredes meias com a plataforma logística de Cacia e a poucos quilómetros do porto de Aveiro, viabilizando as opções marítima, rodoviária e ferroviária para o escoamento da produção, em função do seu destino final.
Com mais este investimento, o porto de Aveiro verá reforçada a componente “verde” das cargas ali movimentadas, uma vez que as baterias de iões de lítio se juntarão aos biocombustíveis que ali têm já uma importante plataforma.

Sem comentários: