29 de dezembro de 2009

Comboios começam a circular em Janeiro

Duas composições diárias farão a ligação ferroviária ao porto, transportando 20 por cento das mercadorias que agora circulam por rodovia

A ligação ferroviária ao porto de Aveiro, que começou a ser construída em 2007, deverá ficar concluída ainda no decorrer desta semana, assegura o presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho. O responsável congratula-se por o prazo, inicialmente estabelecido para a execução da obra, estar a ser cumprido.
De acordo com a REFER, os testes de carga (para afinar e certificar as condições de operatividade da via) decorrerão na primeira quinzena de Janeiro, altura em que a linha deverá estar apta a entrar em funcionamento, após devidamente licenciada pelo IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres). “Após esse processo, e ainda durante o próximo mês, os comboios poderão começar a circular”, acredita José Luís Cacho.

Numa primeira fase (2010/2011), o responsável prevê que cerca de 20 por cento das cargas actualmente movimentadas no porto sejam imediatamente transferidas para o modo ferroviário, “principalmente granéis e carga geral de longas distâncias”, o que equivalerá à passagem de dois comboios diários nesta linha.
Com uma extensão aproximada de nove quilómetros, este ramal permitirá a circulação de composições de mercadorias com uma carga máxima de 600 toneladas (por comboio), informa o presidente da APA.
Trata-se de um investimento superior a 70 milhões de euros, que permitirá um escoamento mais fácil e competitivo das mercadorias. “Passamos a ter mais uma possibilidade de custos que poderá tornar o porto e as cargas mais competitivas”, explica.

Linha “tirará muitos camiões da estrada”
Com efeito, e segundo estimativa da administração do Porto de Aveiro, este equipamento fará com que o volume de mercadorias movimentadas neste porto passe de 3,5 milhões de toneladas por ano, para cinco milhões de toneladas, nos próximos cinco anos. “Tirará muitos camiões da estrada, porque as cargas transferidas para este modo utilizam muito o transporte rodoviário”.


In Diário de Aveiro de 29.12.2009

Sem comentários: