15 de julho de 2014

MAIOR CRESCIMENTO REGISTADO NO PORTO DE AVEIRO Movimento de mercadorias nos portos portugueses aumenta no primeiro trimestre

O crescimento observado em Janeiro justifica o comportamento final do movimento de mercadorias nos portos, já que em Fevereiro e Março observaram-se quedas. O porto de Sines continua a ser o mais movimentado, mas o maior crescimento foi registado no porto de Aveiro.
Durante o primeiro trimestre do ano, foram movimentadas 18,6 milhões de toneladas de mercadorias nos portos nacionais. A maior fatia (15,7 milhões) corresponde a tráfego internacional, um valor 4,8% acima do registado em igual período do ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já o tráfego nacional (2,9 milhões) aumentou 7,3%.
"No primeiro trimestre de 2014, o aumento assinalado em termos de tonelagem de mercadorias movimentadas resultou apenas do movimento no mês de Janeiro (+18,4%), já que nos dois meses seguintes houve reduções comparativamente com iguais meses de 2013", explica o INE.
O porto de Sines continua a ser o líder no movimento de mercadorias, tendo sido responsável por 7,6 milhões de toneladas, o que corresponde a um aumento homólogo de 4,6%. O porto de Leixões, o segundo maior em termos de movimento de mercadorias, registou uma queda de 0,2% em termos totais, um comportamento que foi justificado pelo tráfego internacional. Foi em Aveiro que se observou o maior aumento (24,2%), ainda que em termos de peso no total do tráfego este porto não é o mais significativo (1,1 milhões). Do lado oposto está o porto da Figueira da Foz, que observou uma quebra de 15%, não tendo registado tráfego nacional.
No total, entraram nos portos nacionais 3.160 navios, o que representa um aumento de 2% face aos primeiros três meses do ano passado. Deste total, 2.934 embarcações transportavam mercadorias, enquanto 226 movimentaram passageiros.

Sem comentários: