29 de maio de 2014

O único cargueiro à vela do mundo esteve nos Açores



 

 

 

 

 

 

Entre as dezenas de embarcações ancoradas na marina da Horta, na ilha do Faial, o bergantim 3 Hombres , com os seus 32 metros de comprimento e altos mastros, chama a atenção de quem passa. À primeira vista, parece um navio deslocado no tempo, que remete para a época das epopeias marítimas, mas o seu objetivo é bem atual.
Concebido pelo austríaco Andreas Lackner e pelos holandeses Jorne Langelaan e Arjen Van der Veen, o projeto 3 Hombres pretende alertar para as "brutais emissões de gases tóxicos provocadas pela marinha mercante contemporânea". É, atualmente, o único navio cargueiro sem motor a realizar transporte internacional de mercadorias, numa lógica não só de comércio justo mas também de transporte justo, um conceito que pretendem disseminar por todo o mundo.
"Quando chegamos a um novo destino, a primeira impressão dos habitantes é que somos um bando de hippies com ar de piratas mas, depois de explicarmos o nosso projeto, tudo muda", afirma o capitão Lammert Osinga, 35 anos. E já se começou a espalhar a palavra, como constataram ao aportar pela primeira vez em Manaus, no Brasil. "Havia muita gente à nossa espera, para nos mostrar produtos que poderíamos trazer para a Europa", recorda.
A embarcação, com capacidade para 35 toneladas de carga, foi construída de raiz e à mão, segundo os métodos tradicionais, por mais de 100 voluntários de 25 países.

Opera todo o ano entre a Europa, as ilhas do Atlântico, Caraíbas e América. Este ano, expandiu a sua rota até à Noruega, de onde trouxe bacalhau para Portugal. Pelo caminho, passou também por França, a fim de carregar barricas de vinho biológico, que irão envelhecer nos seus porões.
Em paralelo com o transporte de mercadorias, o 3 Hombres funciona como navio-escola. À tripulação profissional de sete elementos juntam-se oito estudantes, que começam por aprender o básico da marinharia à vela. Os alunos iniciam o programa no "degrau mais baixo da escada", como refere Lammert, e, depois, vão evoluindo de acordo com o tempo a bordo. No final do curso, recebem um certificado, "que pode ir de marinheiro comum a capitão".

Multiplicar o exemplo
Além de dar nome ao navio, a marca 3 Hombres expandiu-se para o sector alimentar, através da comercialização de chocolate e rum, adquiridos a produtores locais, nas Caraíbas, de acordo com as regras do comércio justo, e, depois, vendidos na Europa, onde se têm revelado um sucesso especialmente o rum de 15 anos, amadurecido a bordo, em barricas de carvalho, durante cinco meses.
As receitas servem para alargar a frota: em construção está uma segunda embarcação, batizada de Nordlys, que deverá começar a operar ainda este ano. "Como não temos motor e navegamos apenas com recurso ao vento, já somos uma embarcação famosa no mundo dos veleiros, mas o objetivo é mostrar ao maior número de pessoas que é possível mudar, pois só teremos impacto se houver uma multiplicação de embarcações semelhantes", explica o capitão.
Na Horta, ao capitão holandês Lammert Osinga e à tripulação de oito estudantes, juntou-se a portuguesa Paula Luís, que pretende criar um projeto semelhante: Transporte Justo-Açores
DR
O local onde poderá surgir um conceito semelhante é precisamente a Horta. "Queremos dotar os Açores de um navio à vela que seja, ao mesmo tempo, cargueiro e barco-escola, de forma a expandir o projeto global de transporte justo", explica a jurista Paula Luís, 36 anos, que, em conjunto com a psicóloga Sónia Pó, 41, e o arquiteto paisagisto André Santos, 29, pretendem avançar com o Transporte Justo-Açores . Desenvolvido em parceria com o 3 Hombres, irá operar entre as ilhas do Faial e do Pico.

 

Sem comentários: