27 de novembro de 2013

Setúbal investe 3,5 milhões na expansão do terminal ro-ro



A Administração do Porto de Setúbal vai investir 3,5 milhões de euros na ampliação do terminal ro-ro. O projecto já foi aprovado pelo Governo, segundo avançou o próprio secretário de Estado dos Transportes no final da conferência “Porto de Setúbal: a solução ibérica disponível”, promovida pela Comunidade Portuária local.
"É um investimento feito exclusivamente com meios da APSS, que tem estado a reter parte dos seus resultados para fazer este investimento", esclareceu Sérgio Monteiro da Silva.
"É um reforço de capacidade, aproveitando o espaço disponível e que servirá fundamentalmente para o reforço das exportações da Autoeuropa, uma unidade industrial da maior importância no contexto local e nacional", acrescentou o governante.
Sérgio Monteiro disse tratar-se de uma medida que se enquadra nas preocupações do Governo em reduzir os custos de contexto para as empresas exportadoras, de forma a que sejam cada vez mais competitivas.
O terminal ro-ro de Setúbal dispõe de uma frente de cais de 365 metros (com dois postos de acostagem) e de uma rampa ro-ro apoiada em duques d’alba. Tem fundos de -12 metros (que permitem a escala de alguns dos maiores navios ro-ro e car carriers da actualidade. A área de armazenamento ao ar livre estende-se por 150 mil metros quadrados, dos quais 60 mil estão concessionados à Autoeuropa. O terminal é ainda servido por linha férrea.
O projecto de expansão do terminal ro-ro é antigo. A obra deverá consistir na conclusão da frente de cais entre o actual terminal ro-ro e o Terminal Multiusos II (concessionado à Sadoport) e na pavimentação do terrapleno adjacente.
Setúbal tem a ambição de se tornar num hub para o tráfego ro-ro, nomeadamente para a circulação intercontinental de automóveis. Mas não só. A Grimaldi, um dos principais players do sector, é de há muito um dos clientes de referência do porto agora liderado por Vítor Caldeirinha.

Sem comentários: