27 de novembro de 2013

Sérgio Monteiro: "Se tivermos de não fazer aquele investimento [Trafaria] não há nenhum problema"

Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, esteve esta terça-feira em Setúbal, onde encerrou os trabalhos da Conferência 'Porto de Setúbal - A solução ibérica disponível'. Na sua intervenção, garantiu que o Governo está a fazer uma reavaliação total da reorganização dos espaços portuários da região de Lisboa, entre os quais o terminal de contentores da Trafaria, em Almada.
"Estamos mais preocupados em assentar num diagnóstico comum, porque um investimento destes [terminal de contentores da Trafaria] não pode ser imposto por decreto. Não faz sentido nenhum. E se tivermos de não fazer aquele investimento não há nenhum problema", referiu perante a plateia.
Sérgio Monteiro defendeu ainda que na discussão da reorganização do porto de Lisboa, não se está a pegar no que realmente interessa: "Eu queria retirar a Trafaria do nosso léxico - é a mesma coisa que o TGV, porque contamina a discussão. Parece que, de repente, estamos focados no pomo da discórdia, em vez de nos focarmos no pomo de concórdia".
O secretário de Estado dos Transportes lembrou que será o grupo de trabalho das infraestruturas portuárias quem fará a avaliação da necessidade de um reforço de capacidade portuária e a respetiva localização, num relatório que deverá estar concluído até final do ano.
Recorde-se que em recente entrevista na SIC Notícias, Sérgio Monteiro deixou no ar a ideia do Governo abandonar a hipótese Trafaria, lançando as possibilidades Barreiro e Algés, para cima da mesa. 

Sem comentários: