9 de setembro de 2010

GASTOXIN

Este é o nome do produto usado pela empresa Cafum, responsável pela, fumigação dos toros de eucalipto. Devemos ter bastante precaução já que é um produto bastante tóxico. Para mais informações http://www.cafum.pt/ ou AQUI.
Quando uma garrafa de GASTOXIN é aberta, inicia
a reação do fosfeto de alumínio, libertando gás fosfina, extremamente
tóxico para o meio ambiente e para o ser humano. O contato do produto com a água, ácidos e outros líquidos acelera
esta reação.
INFORMAÇÃO RETIRADA DO SITE DA EMPRESA CAFUM:
A aplicação do insecticida deve ser feita em condições de suficiente segurança, devendo interditar -se os acessos à zona em tratamento e aos compartimentos vizinhos, pondo bem visíveis os avisos de "Perigo de Morte - Gás Tóxico em Uso", até que, finda a fumigação, se garanta o completo arejamento da área tratadaAs embalagens do GASTOXIN® só deverão ser abertas depois do utilizador ter feito o cálculo da dose a aplicar, ter planificado a forma de distribuição do insecticida, ter preparado os meios de calafetagem, e tomado as precauções de interdição de acesso à zona a tratar., com portas, janelas e materiais de calafetagem completamente abertos à livre renovação do ar.
PRECAUÇÕES TOXICOLÓGICAS:
Atenção: Este produto é inflamável e muito perigoso; a sua aplicação só deve ser efectuada por pessoal especializado.

a) Guardar em local fechado à chave e longe dos alimentos e bebidas, incluindo os destinados aos animais, mantendo as embalagens bem fechadas.
b) Muito tóxico por inalação e ingestão; não respirar os gases do fosfano libertados, que podem ser detectados pelo seu cheiro a alho ou carboneto. Em caso de ventilação insuficiente usar máscara adequada. Durante a aplicação usar luvas adequadas.
c) Em contacto com a água, liberta gases tóxicos e muito inflamáveis.
d) Na aplicação não coloque o produto em contacto com produtos agrícolas que se destinem ao consumo sem posterior transformação.
e) Todos os acessos aos locais tratados devem ser fechados e neles colocados o símbolo toxicológico de produtos muito tóxicos, e o aviso "PERIGO DE MORTE. GÁS TÓXICO".
f) Destruir e enterrar as embalagens vazias depois de as lavar.
g) Não comer, beber ou fumar durante a utilização; depois de utilizar o produto, mudar de vestuário e lavar-se com sabão.
h) Não contaminar fontes, poços e cursos de água.
i) Intervalo de segurança - 2 dias de arejamento para produtos agrícolas que se destinem a consumo sem posterior transformação.
j) Em caso de incêndio nunca utilizar água.
k) Tratamento de emergência: Em caso de indisposição (náuseas, fadiga, sensação de opressão no peito, dores de cabeça ou estômago e vertigens) retirar imediatamente o paciente para o ar livre, colocá-lo em posição horizontal e cómoda, mantê-lo em repouso, aquecido e chamar imediatamente o médico, e, se possível, mostrar-lhe o rótulo. Em caso de ingestão, provocar imediatamente o vómito e chamar o médico.

3 comentários:

Anónimo disse...

Informação muito util obrigado por a divulgares.

Anónimo disse...

Informação muito util obrigado por a divulgares.

Anónimo disse...

ora aqui esta um assunto que nunca foi divulgado por ninguém.porque será?
tão espertos para umas coisas e para outras, se calhar nem o nome sabem dizer,enfim, chefes!!!