21 de março de 2014

Descarga de chapas

Algumas fotos que mostram um porão com chapas a serem descarregadas no terminal norte do Porto de Aveiro . Mais fotos no nosso Facebook.




2 comentários:

reimar disse...

Boa noite,
Parece-me absolutamente incrível como continuam a efectuar a descarga de chapas de aço com estropos singelos, com se vê nas fotos. Este processo obsoleto e perigoso, há muito que devia ter sido proibido por dois motivos; primeiro, com um estropo mal colocado as chapas podem resvalar, provocando avarias no navio e pior seria atingir um qualquer estivador, que se encontre no porão. Segundo, admitindo que os estropos estão bem colocados, provocando grande pressão sobre as chapas durante a lingada, o estropo fere as chapas com rasgos e amolgadelas, provocando avarias que os importadores reclamam do seguro, quando a responsabilidade é do operador portuário.
Já era tempo dos operadores terem material em condições para esta operação, dispondo de cintas de arame, tal como se usa no norte da Europa. Reconheço que é material caro, mas a poupança de tempo nas descargas é obviamente compensador.
Cumprimentos,
Reinaldo Delgado

EstivadoresAveiro disse...

Companheiro Reimar,
Em primeiro lugar deixe que lhe diga que tem alguma razão no que diz.
Mas melhor que isso tudo será sempre a descarga magnética...
Neste caso os cabos de aço, "e não estropos" não podem resvalar, pois existe uma viga uns 2 metros mais curta que as chapas para evitar esse mesmo efeito. Em segundo lugar, este tipo de descarga não fere em nada a dita chapa. Estas chapas tem 3 centimetros ou mais de espessura. E sim já fizemos descarga com cinta de aço, e demora muito mais tempo na descarga.(admito que a carga seja rápida) As chapas mais finas são descarregadas com "patolas" e em 20 anos nunca nehuma se soltou neste tipo de processo. Mas volto a repetir, tem alguma razão no que disse.
Cumprimentos

O.Miguel