25 de março de 2014

Refer avança com electrificação do ramal do porto de Aveiro

Dois milhões de euros (mais IVA) é quanto a Refer se propõe investir na electrificação do ramal ferroviário que liga a plataforma de Cacia ao porto de Aveiro. O anúncio do concurso foi hoje publicado em Diário da República.
Em causa estará a electrificação do ramal e de algumas linhas da plataforma de Cacia e da triagem no porto de Aveiro. A empreitada inclui também o rebaixamento da via sob as passagens superiores (por causa da catenária) e o reposicionamento de uma diagonal no porto de Aveiro.
Inaugurada em 2009, e na altura anunciada como o primeiro troço da futura nova linha Aveiro-Vilar Formoso, a ligação entre a plataforma de Cacia e o porto de Aveiro desde logo justificaria ser electrificada. Não o sendo, a CP Carga viu-se obrigada a fixar em Cacia uma locomotiva diesel para assegurar a circulação nos dez quilómetros de via.
Agora, autorizada que foi pelo Governo a investir três milhões de euros (acrescidos da IVA) na electrificação do ramal, a Refer dispõe-se a aplicar dois milhões no projecto. O prazo para a execução dos trabalhos é de 270 dias (nove meses).
No ano passado, a ferrovia garantiu o transporte de 613 mil toneladas de/para o porto de Aveiro, o que representou um acréscimo de 45% face ao realizado em 2012. 
transportesenegocios

Sem comentários: