10 de dezembro de 2013

Figueira da Foz com recorde de dois milhões de toneladas

Pela primeira vez na sua história, o porto da Figueira da Foz ultrapassa os dois milhões de toneladas movimentadas num ano. Um recorde a justificar a comemoração de amanhã.
Até ao final do ano, o movimento de cargas na Figueira da Foz deverá atingir os 2,1 milhões de toneladas. E se assim for, atingir-se-á um crescimento anual de 16,9%, o segundo melhor da década, só superado pelo excepcional salto de 37,3% verificado em 2010.
A puxar pelos números do porto figueirense esteve, mais uma vez, a carga geral fraccionada, assim confirmando um crescimento médio de 21,6% nos últimos cinco anos (acima dos 13,5% anuais do porto). Os granéis sólidos mantiveram sensivelmente os números do ano passado e a carga em contentores recuou ligeiramente.
Importante é ainda o facto de as exportações continuarem a superar as importações no movimento global de mercadorias do porto.
Termina, assim, da melhor maneira um ano de 2013 que começou, na Figueira da Foz, com um recorde mensal de 206 mil toneladas movimentadas em Janeiro. Pela primeira vez (e única até agora) foi batida a fasquia das 200 mil toneladas.
Para assinalar o novo recorde anual acima dos dois milhões de toneladas, a Administração do Porto da Figueira da Foz promove amanhã o descerramento de uma placa comemorativa junto à antiga portaria do Porto, num acto que contará com a presença dos principais dirigentes da comunidade portuária figueirense.

Sem comentários: