12 de outubro de 2013

Porto de Setúbal recebe nova linha de contentores

O porto de Setúbal vai fazer parte da nova linha de contentores provenientes do norte da Europa com destino a Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri e Gâmbia. Trata-se de uma linha da Portline e terá escalas quinzenais em Setúbal, no terminal Multiusos Zona 2. Carlos Gouveia Lopes, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), considera que esta linha “é uma esperança para o desenvolvimento do terminal da zona 2” caracterizado como um terminal com “grandes potencialidades, mas sem expressão actual no movimento de contentores”.
Para o presidente da APSS, a realização deste novo negócio “é mais um passo no desenvolvimento da região”, referindo igualmente a “extrema importância que terá o futuro aeroporto de Alcochete” para o distrito de Setúbal. Carlos Gouveia Lopes frisa assim que o futuro aeroporto tem um “excelente encaixe” na logística do distrito e que conseguirá ter uma “boa articulação” com o porto de Setúbal graças à ligação existente entre o porto e a estação do Poceirão, que terá ligação ao futuro aeroporto.


No que diz respeito a outros negócios para o porto de Setúbal, o presidente da APSS, caracteriza as noticias de a Autoeuropa vir a construir novos modelos de automóveis, como “boas para a região e para o país”, sublinhando que “a influência desta fábrica não é apenas local mas sim nacional”. Neste sentido, o porto de Setúbal continuará a reafirmar a sua importância, uma vez que assegura o transporte de automóveis para o estrangeiro.

Desta forma, o ano de 2008 é encarado pela APSS como um ano favorável em que, com um orçamento de rigor e controlo muito grande, apostará na manutenção dos negócios existentes e na concretização de novos, apostando agora cada vez mais noutras áreas. A APSS parte assim em busca de uma certificação de qualidade para toda a empresa, no reforço da segurança e na melhoria da política ambiental a partir de um plano de monitorização de todo o estuário.

O ano de 2007 passado foi “um ano muito favorável” para ambos os portos, afirma o presidente da APSS. Carlos Gouveia Lopes informa que o porto de Setúbal bateu, em 2007, o recorde absoluto em movimentação de mercadorias, anteriormente registado no ano de 2001, tendo registado o movimento de 6 834 000 toneladas, mesmo tendo-se registado menos circulação de navios no porto.

Relativamente ao porto de Sesimbra, Carlos Gouveia Lopes declara ter existido, igualmente, um acréscimo na movimentação de mercadorias, principalmente no ramo da pesca, sublinhando assim que este sector “não está moribundo” e frisa que este sector é “muito importante na gastronomia da região”. Já o transporte fluvial, garantido pela APSS entre o final de 2006 e Outubro de 2007, entre Setúbal e Tróia, Carlos Gouveia Lopes considera que a gestão foi bem feita, tendo em conta os custos, e que a transferência para o grupo Sonae foi “realizada em boas condições”.

Sem comentários: