8 de outubro de 2013

João Franco aponta para perto do milhão de TEU's já este ano

O presidente da Administração do Porto de Sines (APS), João Franco, foi um dos convidados da Conferência "Mar a Bom Porto", que teve esta quinta-feira lugar na Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e que assinalou o Dia Mundial do Mar e o início de novo ano lectivo na instituição.
Na sua intervenção, João Franco destacou os excelentes resultados obtidos nos primeiros oito meses do ano nos quais, como a CARGO noticiou atempadamente, foram movimentados mais de 600 mil TEU's no Terminal XXI, ultrapassando desde já o total de contentores movimentados em todo o ano de 2012.
Com este resultado, João Franco aponta para "perto do milhão de TEU's" já para este ano, ultrapassando as já otimistas previsões da APS avançadas no início do ano. O presidente da APS, com base nas taxas de crescimento recentes, definiu os 2,5 milhões de TEU's e os 44 milhões de toneladas movimentadas em todo o porto como metas para 2020, números que de resto já tinham sido avançados por Lídia Sequeira numa das suas últimas intervenções enquanto líder do porto alentejano.
Porém, João Franco mostrou-se cauteloso, não só relativamente à continuação destes níveis de crescimento mas também quanto aos efeitos que o Canal do Panamá trará para Sines. "Sabemos que podem surgir situações extraordinárias, até porque nada cresce ininterruptamente", salientou a propósito das previsões para os próximos anos.
Sobre o Canal do Panamá, optou por vincar que não se pode "embandeirar em arco e esperar que o alargamento traga logo grande aumento de actividade", até porque as previsões apontam para que, num primeiro momento, seja o comércio da região aquele que será "potenciado" e só depois, a médio ou longo-prazo, deverá ter efeitos também na Europa, com Sines numa posição estratégica,

LEIA A PEÇA NA ÍNTEGRA NO PRÓXIMO NÚMERO DA REVISTA CARGO!
cargo

Sem comentários: