5 de junho de 2010

Em questões humanitárias estamos a cem anos-luz

Estivadores suecos preparam-se para lançar um boicote de uma semana aos navios de mercadorias israelitas, em protesto contra o ataque de Israel a um barco que transportava ajuda humanitária para Gaza.

Peter Annerback, porta-voz do Sindicato dos Trabalhadores do Porto Sueco, que tem cerca de 1500 membros, disse que os trabalhadores vão recusar a manipulação de mercadorias de navios de Israel durante o boicote que se vai prolongar entre os dias 15 e 24 Junho.
Se um navio israelita chegar, deveremos deixá-lo ali estar simplesmente e não trabalhar com ele", disse Peter Annerback.
Em comunicado, o sindicato explica que a razão para o "boicote é o ataque criminal sem precedentes a uma escolta pacífica de navios em Gaza. Vários activistas foram mortos por soldados israelitas e outros participantes foram detidos sem qualquer motivo".

O responsável apelou a outros sindicatos e organizações para se juntarem a eles, com iniciativas semelhantes. Exigiu, também, que Israel seja levado à justiça pelos ataques e que o bloqueio à Faixa de Gaza seja imediatamente levantado.

Sem comentários: