6 de abril de 2010

Porto de Lisboa já não está sob ameaça de greve

Os estivadores do porto de Lisboa retiraram hoje o pré-aviso de greve que ameaçava paralisar a atividade do porto da capital a partir de 12 de abril.
O presidente dos sindicatos de estiva de Lisboa, Vítor Dias, revelou à CARGO que o entendimento obtido com as associações patronais contempla os requesitos anteriomente consignados, conforme notícia aqui publicada em 31 de março, isto é, a satisfação de uma atualização salarial no montante de 1,25%, com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2009. Para este ano o valor acordado é igual à inflação estimada, de 0,8%, ficando em aberto a revisão no final do ano (num ou noutro sentido) caso esse percentual não seja o apurado.
Esta decisão dos estivadores foi tomada no decorrer de um plenário que teve lugar esta manhã na gare marítima de Alcântara.
Desta forma, nenhum dos portos nacionais tem neste momento pendente qualquer tipo de ameaça à paz laboral: Sines deixou cair essa ameaça, Setúbal idem, e Figueira da Foz e Aveiro nunca chegaram a estar sob ameaça de pré-aviso de greve. Leixões é, uma vez mais, o porto que escapa a esta lógica sindical, por ter uma estrutura sindical não alinhada com o maior sindicato do país, o Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul.

CARGONEWS

4 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente isso, LÓGICA SINDICAL.
E escapam porquê?
Nada os incomoda, pensam eles.
Hora da directiva,ausentes.
Lei dos Portos,ausentes.
Devem estar á espera da árvore das PATACAS, e por isso vale tudo.

Anónimo disse...

Pois deve ser isso,os Sindicalistas de Leixões estão sempre á espera que venha"algum"($) de qualquer lado.Sempre alinhados com as GRANDES DECISÕES.Os portuários de leixões são como "um rebanho de carneiros".Deviam ter vergonha.

Anónimo disse...

Por falar em greve, há alguns meses atrás, falava-se numa hipotética greve tendo em conta o não cumprimento por parte da ETP Aveiro da reintegração dos "nossos" cinco companheiros da falida Vougamar, já lá vai algum tempo e nada se sabe, será que o assunto já caiu no esquecimento?? ou será distração minha??

Anónimo disse...

O P. Gomes no quadro vale por esses cinco todos juntos...