A Associação Nacional dos Transportadores Portugueses decidiu fazer uma paralisação em protesto
pela ausência de respostas às reivindicações que têm apresentado ao Governo. De acordo com o seu
presidente, a decisão é defendida pela maioria dos associados da ANPT.
Os camionistas vão parar as viaturas e ameaçam paralisar o país. Em causa está particularmente a introdução de portagens nas SCUT.
O protesto está previsto para a segunda quinzena de Maio e durará "até o Governo resolver os problemas" do sector. Os camionistas alegam que avançam para a paralisação porque o Governo não respondeu às
reivindicações que apresentaram
4 comentários:
O dirigente da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) Vítor Pereira considerou este sábado «ilegal» a paralisação marcada pela Associação Nacional dos Transportadores Portugueses (ANTP), noticia a Lusa.
Grande parte dos cerca de 100 associados da ANTP, reunidos este sábado em Rio Maior, decidiu paralisar, em princípio na segunda quinzena de Maio, em protesto pela ausência de respostas às reivindicações que apresentaram ao Governo.
«Essa associação é maioritariamente composta por patrões e como a Constituição da República Portuguesa não permite que os patrões marquem paralisações essa paralisação é ilegal não passando de uma situação de lock out», sublinhou Vítor Pereira.
«Se há alguém que devia marcar greve eram os trabalhadores e os motoristas que cada vez trabalham mais horas e levam cada vez menos dinheiro para casa», argumentou.
Para o dirigente sindical, a decisão dos associados da Associação Nacional dos Transportadores Portugueses é uma «irresponsabilidade laboral», uma vez que o sector sofre de graves problemas de precariedade, concorrência desleal e os motoristas trabalham horas de mais.
«Quando se marca uma paralisação, ou uma greve, para mudar o código de trabalho para que os trabalhadores ainda façam mais horas não se está a fazer outra coisa que não seja defender a exploração», sustentou Vítor Pereira.
O dirigente sindical disse ainda que a federação não vai permitir que os trabalhadores daquela associação venham a ser instrumentalizados pelos seus patrões.
A ANTP representa as pequenas e médias empresas do sector e foi formada depois do bloqueio de 2008.
Isto se se vier a concretisar vai ser muito mau não so para todos os portos mas para Portugal inteiro pois quase toda a carga é feita pelos camioes
POIS É
MAS E O QUE FAZEMOS NÓS PARA PROTESTAR CONTRA O PAGAMENTO DE PORTAGENS NAS SCUTS?
QUALQUER DIA TEMOS DE PAGAR PORTAGEM PARA VIR TRABALHAR...E NÃO FAZEMOS NADA?
Eu estou de acordo com este último comentário pois a maioria das pessoas (em algumas vezes eu incluído) só sabem dizer mal e nada fazem como o caso da passagem para o terminal sul sempre se soube que a Linha de comboio iria cortar o acesso e nada foi feito no caso das portagens caso seja organizada alguma manifestação participem.
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