22 de setembro de 2014

Anúncio oficial em breve - Futuro terminal de contentores será no Barreiro

O futuro terminal de contentores de águas profundas da Área Metropolitana de Lisboa, previsto para a Margem Sul, ficará localizado num aterro a construir frente aos terrenos da Quimiparque, no Barreiro, avança a edição online do jornal Expresso.
A opção inical pela Trafaria terá ‘ido ao fundo’, em resultado da forte contestação da autarquia de Almada. A Câmara Municipal do Barreiro, por sua vez, não se fez rogada em receber um investimento de aproximadamente 600 milhões de euros, que permitirá revitalizar uma zona abandonada, mas de grande vocação industrial. A Quimiparque dispõe de boas acessibilidades ferroviárias e rodoviárias, e ocupa uma posição mais central na área metropolitana de Lisboa, além de melhores ligações à plataforma logística do Poceirão.
O jornal Expresso adianta que a decisão já está tomada e deverá ser comunicada nas próximas semanas, acrescentando que será a Administração do Porto de Lisboa a assumir o anúncio da localização.
O projeto do terminal de contentores do Barreiro poderá beneficiar de um financiamento até 85 por cento da União Europeia, ao abrigo do programa para melhorar as ligações transeuropeias de transportes. O financiamento comunitário concentrar-se-á nos nove corredores de transportes, os quais, no seu conjunto, constituirão uma rede de transportes basilar. Nesse âmbito, Bruxelas irá apoiar investimentos em portos, aeroportos, linhas ferroviárias adaptadas para alta velocidade e projetos transfronteiriços para redução de estrangulamentos. Portugal está integrado no Corredor Atlântico, que tem como objetivo ligar a fachada atlântica da Península Ibérica e os portos de Le Havre e Rouen a Paris e a Mannheim / Estrasburgo, através de ligações por linhas ferroviárias de alta velocidade, linhas ferroviárias convencionais paralelas, e também pelo transporte marítimo de curta distância.

Sem comentários: