25 de fevereiro de 2014

Ana Paula Vitorino vê ligação entre porto de Aveiro e Espanha como essencial

Ana Paula Vitorino, ex-secretária de Estado dos Transportes, esteve na Convenção "Um Novo Rumo para Portugal", uma iniciativa do Partido Socialista de Aveiro, evento no qual considerou "essencial ligar o porto de Aveiro a Espanha".
A antiga governante socialista criticou as opções do atual governo, em particular com as linhas orientadoras do estudo "Infraestruturas Estratégicas de Valor Acrescentado (IEVA)".
"Todas as propostas que este Governo apresenta aos portugueses, para ultrapassar a crise, são de pouca seriedade, porque assentam em pressupostos que as próprias instituições que nos ajudam, já as rejeitam" disse Ana Paula Vitorino, referindo o estudo IEVA "que apresenta soluções técnicas sem estudos económicos".
A ex-secretária de Estado deu como exemplo dois projetos nacionais que concorrem entre eles e que passam pelo distrito de Aveiro: "um é a modernização da Linha da Beira Alta, que não sabemos o que é, que custará 900 milhões de euros, e o outro é o 'eixo' Aveiro - Salamanca que custará 2,1 mil milhões e, como é mais caro, o governo coloca-o no campo das possibilidades, no futuro. Isto não é ser sério."
APDL: Rui Paiva "muito preocupado"
Durante o debate público, um dos membros do conselho de administração do Porto de Aveiro, Rui Paiva, afirmou estar "preocupado com o futuro do troço entre Aveiro e Salamanca, desconhecendo se a ligação entre Aveiro e Salamanca, em bitola Europeia, será também prioritária para o Governo", tal como a ligação entre Sines e Madrid.
"Continuamos muito preocupados porque todo o projeto logístico do Porto de Aveiro, que tem sido desenvolvido de forma coerente há alguns anos, só faz sentido com a ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca. Se não tivermos essa ligação a Espanha o nosso projeto não é conseguido", referiu.
A Convenção "Um Novo Rumo para Portugal" foi uma iniciativa do Partido Socialista de Aveiro, que decorreu no Centro de Congressos da cidade de Aveiro, dedicada ao tema do investimento público.
O presidente da federação distrital, Pedro Nuno Santos, sublinhou que "o distrito exige que o governo lhe dê coesão territorial e assuma que há ainda muitos investimentos públicos por fazer em Aveiro".
cargo 

Sem comentários: