A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) acaba de
implantar sistema de monitoramento, pela internet, dos totais embarcados
nas balanças de fluxo dos terminais interligados ao Complexo Corredor
de Exportação. É possível acompanhar em tempo real a medição dos
produtos que estão sendo embarcados nos navios e a recepção de carga
(descarga de caminhões ou vagões) nos terminais. O sistema permite ver o estoque real de cada terminal e entrada e saída
de carga. A integração atende a determinação da Receita Federal e dá
mais transparência ao sistema de embarques, garantindo a exatidão dos
números informados, além de ser capaz de avisar, em tempo real,
possíveis falhas ou panes no sistema de embarque. O portal na internet
foi totalmente desenvolvido por técnicos da Appa e da Companhia de
Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
“Fomos além do exigido pela Receita. O sistema nos permite saber quem
está carregando, quanto está embarcando. Integramos também as balanças
rodoviárias e agora temos a visão do estoque real de cada terminal. Isso
nos permite fazer uma logística mais precisa, para poder adequar o
recebimento da carga com a velocidade de embarques”, explica o
superintendente Luiz Henrique Dividino. MODERNIDADE – Antes desta ferramenta, os estoques de cada terminal eram
informados durante as reuniões de atracação, realizadas diariamente em
Paranaguá. Com base nestes dados eram estabelecidas as quotas diárias de
caminhões liberados para descarregar no porto, com como a programação
dos navios. “Agora, a informação que temos dos estoques passa a ser oficial e nos
dará maior segurança na definição da logística de embarques e
desembarques, garantindo giro maior de navios no Corredor de Exportação.
Esta é mais uma importante etapa no processo de recuperação da
credibilidade e imagem dos Portos do Paraná perante o mercado
internacional”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José
Richa Filho.
Sete terminais privados e dois públicos estão interligados ao Corredor
de Exportação do Porto de Paranaguá. O complexo soma 32 quilômetros de
esteiras rolantes e interliga os terminais aos shiploaders, que
abastecem os navios. Na saída de cada um dos terminais, existem balanças
instaladas nas esteiras, que fazem a aferição da carga que está sendo
embarcada. Três dos sete terminais já estão totalmente integrados ao
sistema. Até o fim agosto, todos estarão atendendo à nova demanda.
FACILIDADES – O sistema de monitoramento vai facilitar a programação de
navios uma vez que a visão dos estoques de cada terminal estará mais
clara. Além disso, a produtividade de cada terminal poderá ser medida,
possibilitando correções do fluxo de embarque quando estiver fora dos
padrões estabelecidos. Os terminais integrados ao corredor terão acesso
ao portal Infoger pela de senha registrada pelo CNPJ.
agencia de noticias do paraná
Sem comentários:
Enviar um comentário