11 de abril de 2015

Portos nacionais crescem 3,4% e registam melhor acumulado Janeiro-Fevereiro de sempre

Depois de um mês de Janeiro menos positivo, Fevereiro tratou de colocar o sistema portuário nacional novamente na rota dos recordes. Assim, nos dois primeiros meses do ano, os sete principais portos do Continente movimentaram 13,3 milhões de toneladas, mais 3,7% que em igual período de 2014, no valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos.
Segundo os dados divulgados pelo IMT, o crescimento registado foi impulsionado pelo "comportamento dos portos de Figueira da Foz, Sines e Leixões, que registaram, respetivamente, variações positivas de +16,7%, +7,2% e +5,7%", o que contrastou com as quebras em Viana do Castelo (-9%), Lisboa (-7,6%), Aveiro (-1,5%) e Setúbal (-0,6%).
Destaque para o segmento dos contentores, que atingiu os 381,7 mil TEU's, mais 4,5% que o valor de janeiro-fevereiro de 2014, registando também o valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos. "A marca de melhor período janeiro-fevereiro de sempre verificou-se nos portos de Figueira da Foz, Sines e Setúbal, em resultado de variações positivas, face a 2014, de, respetivamente, +50%, +7,2% e +5,7%. Merece particular destaque o porto de Lisboa que registou um crescimento de +13,6%. Neste período e face a igual período de 2014 o porto de Leixões registou uma quebra de -7,3%", pode ler-se no documento do IMT.
Sines continua a dominar, representando mais de 50% do total de TEU movimentados no sistema portuário nacional.
Para além dos contentores, houve variação positiva de +8% nos Granéis Líquidos, de 1,1% na Carga Geral e e de 1,5% nos Granéis Sólidos.

Sem comentários: