12 de janeiro de 2015

APDL absorve Porto de Viana do Castelo

Desde o passado dia 1, a APDL é a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
A nova denominação resulta da integração da APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo na APDL, que a detinha a 100% desde a criação, em 2009.
Os administradores já eram comuns a ambas as empresas, pelo que a esse nível não se verificarão mudanças, mas os promotores e protagonistas da fusão esperam alcançar com ela sinergias e racionalização de meios – e de custos -, com vantagens mútuas mas particularmente significativas para Viana do Castelo.
No comunicado que anuncia a fusão é dito que a mudança se insere na reorganização do sector portuário nacional. Curiosamente, já em meados de 2013, numa auditoria ao Porto de Viana do Castelo, o Tribunal de Contas defendeu uma maior integração, ou mesmo a fusão, com a APDL, ao concluir que sozinho Viana não era viável.
No ano passado, a Administração do Portos de Sines integrou os portos do Algarve (Faro e Portimão). E é agora expectável que o mesmo processo seja seguido nos casos de Aveiro e Figueira da Foz (a APA detém a 100% a APFF). Sendo que aqui ainda continua por resolver a nomeação do Conselho de Administração (Luís Cacho e Rui Paiva terminaram os mandatos há vários anos e Luís Marques saiu em meados do ano passado).
A concretizar-se a fusão Aveiro/Figueira, o número de administrações portuárias no Continente será reduzido de sete para cinco e integrando mais portos (os do Algarve, anteriormente sob a tutela do IPTM).

Sem comentários: