2 de fevereiro de 2011

Grupo ETE (clicar para ver o grupo)

Todos nós sabemos que o senhor presidente executivo da ETE (Empresa de Tráfego e Estiva), antigo tenente -coronel na reforma com 78 anos, morreu, após ter sofrido um acidente de barco ao largo da Sardenha. Saudável e activo apesar da idade, António Figueiredo ainda detinha as funções de liderança na ETE - é recordado como um "workaholic inveterado" e "o colaborador mais dedicado do grupo".Por essa altura os seus próximos garantiam que a questão da sucessão na ETE não se ponha porque o empresário "tinha organizado as cerca de 30 empresas de forma a que pudessem sobreviver sem ele".O que nos parece que não é o caso, pois, a designação do sucessor pelo aquilo que nos chega aos ouvidos, ainda não esta resolvida. O empresário deixa sete filhos, quatro homens e três mulheres, mas só quatro estão ligados aos negócios do pai. Há anos, António Figueiredo terá tentado clarificar a sua sucessão através de um testamento, mas quem conhece o grupo sabe que não há herdeiro designado. Os planos de colocar a ETE na bolsa (com a abertura de capital do grupo familiar) ficaram por concretizar. Recentemente, a ETE - cujo volume de negócios ronda os 200 milhões de euros e emprega 600 pessoas - tinha concorrido à exploração dos silos da Silopor em Lisboa. E o que acontece é que nas reuniões que tem ocorrido na direcção do ETP, este grupo é que continua a recusar o pagamento a quem trabalha para eles. Ficamos confusos, pois ainda á quinze dias era-nos oferecido dinheiro para abandonar o sector, e agora é-nos recusado o vencimento??  Ficamos também sem saber porque é que as  empresas  tem trabalhadores com isenção, sabendo de ante mão que isso prejudica cada vez mais a saúde financeira das mesmas. Nunca ouvi nada a esse respeito. Se nos dizem que a facturação da empresa não foi a ideal o ano que passou, somos obrigados a concordar, agora os anos todos daí para traz em que se sabia que havia dinheiro para pagar ordenados sem quaisquer problema ?  Também sabemos como os sábados eram pagos…enfim, manobras de diversão não têm faltado por aqui para desviar atenções a muito boa gente…

2 comentários:

EstivadoresAveiro disse...

Caro leitor DINIS, no que diz respeito ao comentário removido,posso lhe dizer que fui eu que o removi. Era precisamente igual ao que deixei acima escrito,tirando uma repetição de palavras que podia induzir em erro.Só por isso é que foi retirado.Como sabe e voltando a repetir, tem mais uma vez razão naquilo que disse,o comentário não era digno de ser postado.A nossa liberdade termina onde começa a liberdade do próximo.A altura não está a ser fácil para nós e por isso mesmo lhe peço desculpa.
E se nós temos uma opinião e não a conseguimos justificar com argumentos válidos,o melhor é ficarmos calados.Pedindo-lhe ainda que continue leitor do nosso blog.Pois são pessoas como o caro leitor DINIS que vão fazendo com que nós melhoremos o nosso trabalho.
Cumprimentos
Orlando Miguel08

herculano.matos@gmail.com disse...

Parabéns pelo artigo!