13 de fevereiro de 2010

Porque Será???

CARGONEW  12.02.2010


Leixões regista um crescimento de 19% em janeiro

O porto de Leixões registou em janeiro um crescimento de 19% face ao período homólogo anterior ultrapassando o 1,1 milhão de toneladas movimentadas. Destaca-se o crescimento verificado nos granéis líquidos, com 600 mil toneladas, o que se traduz num crescimento de 48%, e na carga geral graccionada, 60 mil toneladas, resultando num aumento de 82%, sendo que estas foram as cargas que, ao longo do ano 2009, penalizaram o crescimento do porto de Leixões.

Em linha com este crescimento esteve também o tráfego de contentores, com o TCL a movimentar nete período 37.033 teu, o que representa um crescimento de 21,3% relativamente ao mesmo mês de 2009.

Considerando o total de contentores, em janeiro o TCL cresceu 15,63% em termos homólogos, com 23.086 unidades movimentadas.

O facto de a comparação ser feita com janeiro do ano passado, que foi, reconhecidamente, um mês atípico, por causa da crise, não retira brilho ao resultado alcançado pelo TCL neste arranque de 2010. Considerando apenas o número de contentores movimentados, o resultado agora verificado supera largamente o registado em 2007 e só é batido pela soma de Janeiro de 2008, que foi também excepcional, mas pela positiva.
A carga ro-ro, que em 2009 havia registado um crescimento a triplicar em relação ao ano anterior, inicia o ano em alta com 6 mil toneladas movimentadas, ou seja, mais 81%.

6 comentários:

Anónimo disse...

PORQUE SERÁ?Porque se calhar já não discutem se chove ou não há muitos anos.Porque se calhar não se admitiu mão de obra a granel,sem pensar em quem já lá estava,perigando o seu futuro.Porque se calhar houve atenção necessária para que nenhum filho da p... de nenhum patrão,hoje,amanhã ou depois não diga que não nos paga os salários.Porque se calhar...

estivador25 disse...

Eu só estou tentando acabar a frase começada por alguém.
Porque se calhar...Já algum patrão disse que no fim deste mes não pagaria salários...

JOSÉ MODESTO disse...

Será sempre pela força dos seus estivadores, das agências de navegação, dos armadores, de todos nós que defendemos a nossa nobre ARTE o SHIPPING.

A todos vós, o meu muito obrigado

Saudações Marítimas de Leixões
José Modesto

Anónimo disse...

Essa da "MÃO DE OBRA A GRANEL" diz tudo da análise de um dos comentários postados. Ser trabalhador PORTUÁRIO é dignificante, mais o seria se houvesse algum respeito e dignidade por colegas que trabalham ao nosso lado com um estatuto totalmente frágil. Para contrariar isso, a única e válida solução era dignificar esses colegas em todo o panorama Nacional, sabemos bem que não é assim, trepam alguns para calcar outros,permitindo com isso encher os bolsos a empresários famintos de trabalho precário-PODERA.
Em relação ao trabalho á chuva, concerteza o "amigo" que postou esse último comentário deve estar sentado á secretária, numa sebosa poltrona e com um único propósito, observar os outros que dignamente trabalham,diria mesmo, será um dos abundantes " engraixadores" do nosso sector, um dia vai ter a estátua.
De: Um PORTUÁRIO de Aveiro

JOSÉ MODESTO disse...

Olá caro Anónimo, está enganado. Veja bem o meu blogue e ele dar-lhe-á a resposta.
Saiba que fui durante muitos anos Não-Sócio Estivador em Leixões no tempo do meu saudoso Pai.
Concerteza o meu Amigo nem sequer sabe o que é um estropo ou um Gato para trabalhar com os fardos de algodão.
Saiba que eu descarreguei bastantes navios de bacalhau e peixe congelado em Leixões.

Sim estou numa secretária, mas saiba que alguns navios que vão aí para que voçê saiba são fretados por pessoas como eu que gostam da nossa ARTE o SHIPPING.

Saudações Marítimas
José Modesto

Anónimo disse...

Caro José Modesto, deve haver algum equívoco da sua parte. Realmente falei de alguém que está sentado numa poltrona, mas não me referia ao amigo, a minha referência é ao 1ºcomentário postado, o tal que refere a "Mão de obra a granel" e critica o nosso subs por trabalho á chuva(no Porto de Aveiro). Se for ler atentamente os comentários,rapidamente chegará a essa conclusão.De resto, sou um leitor assíduo do seu blogue, o qual inclusivé faz parte dos meus favoritos e que tem uma qualidade acima da média, os meus parabens.
Um abraço,
Portuário de Aveiro